sábado, 9 de outubro de 2010
Seção VIRABREQUIM: Os 10 Carros Mais Importantes Da História
7º Lugar: CORD 810-812
Um carro lindo e poderoso: esta poderia ser a melhor definição do Cord. A “Escultura Ambulante”, como era chamado, foi um dos maiores símbolos de status, beleza, personalidade e estilo de sua época. Sonho de qualquer projetista, o Cord 810 – e principalmente o 812 – chegava fácil aos 160 km/h com seu motor Lycoming de 8 cilindros em V, cabeçote de liga metálica e carburador Stromberg de dupla admissão.
Os fabulosos modelos 810 e 812 foram fabricados originalmente ao longo da década de 1930 pela Cord Corporation. Mas era período pós-crise mundial de 1929, ocasião na qual não havia muita gente com dinheiro para gastar num automóvel fabuloso como o Cord – o modelo 812, por exemplo, vendeu cerca de 2.300 unidades, muito abaixo das expectativas iniciais após seu lançamento. Sua produção foi encerrada depois da melancólica falência do império empresarial de Erret Loban Cord.
Não obstante, o fim de seu fabricante não significou o desaparecimento do carro: o Cord voltou a ser produzido na década de 1940 pelas incipientes montadoras Hupmobile & Grahan-Paige: a nova versão, mais barata e simplificada, vendeu apenas 1.900 unidades. Depois, o Cord tornou a ressuscitar entre 1964 e 1970, porém sem muito sucesso. Mas está eternizado na história do automobilismo, sendo considerado por muitos especialistas como um dos carros mais significativos do século XX.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário