sábado, 30 de outubro de 2010

Seção Cult: Steely Dan, "Aja" (1977)

Formado pelos músicos Walter Backer e Donald Fagen, o Steely Dan sempre teve como características principais a sofisticação rítmica e o perfeccionismo musical. Obcecados na busca do som perfeito, Backer e Fagen introduziram ao seu jazz fortes e bem dosadas influências do soul, do rythm'blues, pop e até do rock'n roll, levando ao mundo canções alicerçadas por arranjos primorosos.
Neste contexto, viveram na década de 1970 o período mais criativo de suas carreiras, produzindo discos que figuram nas listas dos melhores do mundo. Entre eles, destaca-se a obra-prima do Steely Dan, o LP "Aja" (1977). Gravado durante o período em que o grupo ficou longe dos palcos para centralizar seu trabalho em estúdio, o disco conta com a participação de feras do calibre de Wayne Shoter (saxofone), Steve Gadd (percussão), Chuck Rainey (baixo), Jay Graydon (guitarra solo) e Rick Marota (bateria), entre tantos outros.
Das sete impecáveis canções de "Aja", destacam-se "Peg", "Josie", "Deacon Blues", "Black Cow" e a faixa que dá título ao disco, "Aja". O LP bateu a marca de mais de 1 milhão de cópias e, na época, chegou ao 3º lugar no ranking dos mais vendidos nos E.U.A. Depois dos vários problemas envolvendo o disco seguinte, "Gaucho" (1980), o Steely Dan se separou. Porém, Backer e Fagen voltaram a se reunir em 2000: o grupo lançou músicas inéditas e segue fazendo shows em turnês que reúnem seus antigos e novos trabalhos. "Aja" é um LP raro no Brasil, mas que deve dispor de um lugar de honra em qualquer discoteca que se preze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário