sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Seção VIRABREQUIM: Os 10 Carros Mais Importantes Da História

8º Lugar: FIAT 500

O especial “Os 10 Carros Mais Importantes Da História” da Seção VIRABREQUIM desta semana traz novamente um exemplo de conceito à frente de seu tempo. Tudo bem que o Fiat 500 não fosse um exemplo de potência ou de luxo, mas havia uma idéia diferente por trás de sua concepção: era um automóvel feito para as cidades, de preço baixo e manutenção barata, além de tratar-se de um veículo pequeno e fácil de manobrar/estacionar. Ou seja: seria perfeito a muitos motoristas dos dias de hoje.
Produzido de 1957 a 1975, o Fiat 500 tinha motor refrigerado a ar que, como o Fusca, ficava na parte de trás do carro. Tinha apenas 13 CV, mas teve a potência elevada conforme o modelo foi sendo reestilizado , ganhando também no quesito beleza (as diferentes gerações eram, de longe, mais bonitas que o sucessor do Fiat 500, o Fiat 126). Durante o período em que a Fiat fabricou o 500, foram concebidas as seguintes versões:
* Fiat 500 K ou “Giardiniera”, a versão SW produzida de 1960 a 1977;
* Fiat 500 F ou Berlinda, reestilização fabricada de 1965 a 1973;
* Fiat 500 L ou Lusso, versão mais confortável e com mudanças importantes no estilo para adaptar o modelo aos tempos de então. Foi produzida de 1968 a 1972;
* Fiat 500 R ou Rinnovata, a última versão do 500, fabricada de 1972 a 1975. É considerada a versão mais confortável e de motor mais potente.
* Fiat Nuova 500, a nova versão lançada em março de 2007, 50 anos após o lançamento do primeiro 500. Foi sucessor do Fiat 126, que saiu de linha em 2000. Desde 2009 está disponível no Brasil a um preço médio de R$ 62.000,00 – passando longe do conceito original de “carro popular” que o consagrou na década de 1950. Mas a versão original ocupa o 8º lugar de nosso ranking, por ter sido um carro barato e acessível durante os duros anos de reestruturação econômica da Europa do pós-guerra.

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