terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Seção VIRABREQUIM: Os 10 Carros Mais Importantes Da História


1º Lugar: Ferrari 308GTS

Não dava para imaginar outro 1º colocado em nosso ranking que não fosse um automóvel da Ferrari. Sinônimo de potência, status e alta performance, um carro da Ferrari não pode ser considerado apenas como uma máquina, mas sim como A MÁQUINA. É definitivo, é incomparável, um luxo reservado a poucos, cobiçado em proporção semelhante tanto por motoristas comuns quanto por pilotos profissionais. Quando o assunto é automóvel, a Ferrari está sempre um patamar acima e alguns níveis além...
Fundada em 1929 por Enzo Ferrari, de início a Scuderia Ferrari limitou-se a patrocinar pilotos e até veículos de competição pertencentes a outras montadoras, só começando a produzir seus próprios modelos a partir de 1946. Esse relativo atraso se deu, em parte, pelo fato de que a empresa foi mantida fora das principais competições automobilísticas internacionais durante a 2ª Guerra Mundial. Porém, já em 1947, a Ferrari iniciou sua ascensão meteórica ao mercado com o lançamento do modelo 125 Sport. Nas pistas, a scuderia conquistou sua primeira vitória na F1 em 1951 e já em 1956 ganhou seu primeiro campeonato, com o lendário Juan Manuel Fangio.
Todavia, na década de 1960, os tempos de glória da montadora deram lugar à preocupação diante da feroz crise financeira e empresarial que atingiu a Ferrari. Para piorar, havia a dura concorrência com a bem consolidada Ford e o interesse da Fiat em possuir a scuderia – tanto que, entre 1965 e 1969, a Fiat adquiriu o controle acionário da Ferrari, conquistando também a Maserati, em 2005. Enzo Ferrari morreu em 1988, aos 90 anos de idade, mas seu legado constitui parte de relevância inconteste da história do automobilismo mundial. Representando os fabulosos carros da marca, com seu inconfundível símbolo do cavalo empinado, temos a Ferrari 308 GTS, uma das mais famosas e desejadas do mundo, dirigida por Tom Selleck na série “Magnum P.I.”
E com a Ferrari 308 GTS encerramos nossa lista com “Os 10 Carros Mais Importantes Da História”. É claro que o visitante do blog pode não concordar com determinada colocação de nosso ranking, porém é justamente isso que enriquece nosso conteúdo, tornando-o um espaço ainda mais democrático. Em breve a Seção VIRABREQUIM retornará à sua proposta essencial, que é levar dicas e informações aos motoristas que visitam o blog “Ou será que não?”.


(Publicado em 30/12/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário