domingo, 20 de fevereiro de 2011

Seção VIRABREQUIM: Os 10 Carros Mais Importantes Da História


3º Lugar: Ford Escort

Desbancando clássicos como o Cord 812 e o belíssimo Rolls-Royce, o Ford Escort ocupa o 3º lugar de nossa lista. E isso se deve fundamentalmente a dois fatores: o carro mundial da Ford durante 35 anos foi um sucesso absoluto de vendas e, de quebra, ainda papou diversos campeonatos internacionais de Rally (a versão MK II venceu todas as edições do RAC Rally de 1975 a 1979 e faturou a Copa do Mundo de Rally do México, ganhando inclusive uma versão comemorativa naquele país). Como se tudo isso não bastasse, o Ford Escort é considerado até hoje um dos carros mais belos de sua época, destacando-se também pela aerodinâmica de suas formas, cujos detalhes são reproduzidos até hoje por diversos fabricantes.
Foram sete versões ao longo de 3 décadas: MK I (produzido de 1968 a 1974), MK II (1974 a 1979), MK III (1980 a 1986), MK IV (foto, de 1986 a 1990), MK V (de 1990 a 1992), MK V-b (1992 a 1995), MK VI (1995 a 2002 na Europa e até 2003 na América do Sul), esta última chamada no Brasil de Escort Zetec (confundida com uma versão MK VII que, na verdade, nunca existiu). Foi eleito o Carro Europeu do Ano em 1981 e escolhido pela revista Autoesporte o Carro do Ano no Brasil em 1984.
Na Europa, o Ford Escort sucedeu o então desgastado Ford Anglia e, no Brasil, ocupou o lugar do Ford Corcel. Em razão disso, as versões MK I e MK II (e, na década de 1990, a MK V-b) nunca foram lançadas no país. Apesar disso, tornou-se o 2º carro mais vendido no Brasil (perde apenas para o VW Fusca) e sacudiu a indústria com o primeiro conversível de fábrica desde os tempos do Karmann Guia (1970), o Ford Escort XR-3 (1985). É até hoje o carro mais vendido do Reino Unido, onde alcançou 4 milhões de unidades. Saiu de linha para dar lugar ao Ford Focus. Porém, sem dúvida, manterá por muitas décadas o status de um mega-sucesso tanto nas vendas, quanto nas pistas.


(Publicado em 03/12/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário