domingo, 13 de fevereiro de 2011
Seção VIRABREQUIM: Os 10 Carros Mais Importantes Da História
A Seção VIRABREQUIM de nosso blog passa a apresentar, a partir deste mês, a série "Os 10 Carros Mais Importantes Da História". A cada semana, veículos diferentes desfilarão no blog acompanhados por sua contribuição à História do automobilismo. Dessa maneira, o visitante não apenas irá informar-se um pouco mais a cerca destes carros, como também poderá manifestar sua opinião através dos comentários sobre nossas postagens. É claro que nenhuma lista Top Ten é perfeita e que nosso ponto de vista pode não estar em consonância com o do visitante. Porém, O Homem do Canadá elaborou esta lista não com a intenção de criar conflitos, mas sim com o objetivo de trocar idéias. Uma boa apreciação a todos!
10º Lugar: FORD "T"
Produzido de 1908 a 1927 (num total de 15.007.003 unidades), o Ford modelo "T" revolucionou a indústria automobilística. Foi a partir de sua produção em série que Henry Ford implantou um sistema de esteiras, através do qual o carro era movimentado frente aos operários para que cada um deles executasse uma função específica na sua confecção final.. Em pouco tempo isso tornou a produção mais rápida, barata e eficiente, o que levou a uma redução de custos repassada aos consumidores, que podiam adquirir o seu "T" por US$ 850,00 em 1908 - chegando a US$ 290,00 em 1927, popularizando bastante o modelo.
O Ford "T" possuía motor de modestos 17 CV, capaz de chegar aos 55 km/h sem muito esforço. Inicialmente, a fábrica ofereceu opção de cores, porém passou a pintá-los somente de preto nos últimos anos em que foi produzido. No Brasil ficou mais conhecido pelo apelido "Ford de Bigode" e seu lançamento ocorreu junto com a inauguração da fábrica da Ford no país, em 1919 - a primeira do setor em terras nacionais.
Tal foi o sucesso do carro que, em 1920, metade de todos os carros que circulavam no mundo era de modelos "T". Estimulada, a Ford lançou em 1917 o caminhão "TT", derivado do Ford "T" e que também se tornou um estrondoso sucesso. Em nosso ranking dos 10 mais importantes, fica com a 10ª colocação, não pela aparência ou qualidades mecânicas, mas sim por ter sido uma peça fundamental para que a indústria automobilística chegasse ao nível em que está nos dias de hoje.
(Publicado em 04/09/2010)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário