quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Agora, Falando Sério: Dividir é Preciso... (3ª Parte)


Dando prosseguimento à série "Dividir é Preciso", o Homem do Canada apresenta agora a 3ª parte de nossa tese, na qual acreditamos que a divisão do Brasil em dois novos paises poderia ser o caminho mais rápido para um sólido desenvolvimento econômico, acompanhado pela melhoria na qualidade de vida da população. Assim sendo, nossa idéia central se baseia na criação de dois novos países a partir da configuração espacial atual do Brasil, a saber:

* República Federativa do Grão-Pará: contabilizando um território com cerca de 6 milhões de quilômetros quadrados, a nova república (representada pela fronteira verde do mapa) seria formada pelos estados do Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Ceará, Pernambuco e Distrito Federal (que continuaria a exercer a função de capital). Note-se a absorção dos estados menores pelos estados maiores, mudança imprescindível justificada na 2ª parte da série;

* República Federativa do Brasil: com um território em torno de 2,5 milhões de quilômetros quadrados, o novo Brasil (representado no mapa pela fronteira em negrito) reuniria os estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Note-se também a unificação de algumas áreas, pelos mesmos motivos que justificam a redução do quantitativo de unidades da federação no Grão-Pará. No novo Brasil, a cidade do Rio de Janeiro voltaria a ocupar o lugar de capital federal.

Na próxima etapa da série, apresentaremos como ficaria a distribuição dos recursos naturais e das potencialidades econômicas nos dois novos paises: Grão-Pará e Brasil.


(Publicado em 07/11/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário