segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Seção VIRABREQUIM: Os 10 Carros Mais Importantes Da História


9º Lugar: DeLorean DMC-12

Muito conhecido por suas aparições na trilogia cinematográfica “De Volta Para o Futuro”, o DeLorean DMC-12 é um clássico exemplo de carro à frente do seu tempo. Produzido pela fábrica norte-irlandesa DeLorean Motor Company de 1981 a 1983, o carro agradou em cheio por sua alta performance e design inovador – mas teve como ponto fraco a demora na entrega devido ao uso do inox na sua produção, o que gerou sério descontentamento entre clientes e investidores. John DeLorean tentou salvar a empresa usando recursos próprios e “capital duvidoso” (sendo, inclusive, acusado de tráfico de drogas), porém sem sucesso, o que levou ao fechamento da fábrica em 1983.
Após a morte de DeLorean em 2002, dois empresários norte-americanos adquiriram os direitos sobre o automóvel, que voltou a ser produzido a partir de 2008 com as mesmas características originais – fato que agradou os fans , oportunizando ainda a aquisição de um DMC-12 zero quilômetro aos novos admiradores.
No Brasil, existem apenas dois DMC-12 conhecidos: um em São Paulo e outro na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Todavia, com a retomada de sua produção, outros poderão vir a ser visto por aí. Talvez agora o DMC-12 não esteja mais à frente de seu tempo, mas sim no seu momento certo para existir.


(Publicado em 20/09/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário