terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Agora, Falando Sério: Dividir é Preciso...

O gigante deitou-se e custa a se levantar do berço esplêndido. De fato, ele agora o faz, todavia de maneira morosa se comparado a outros paises ditos "emergentes". Não fosse a extorsiva e execrável carga tributária imposta a seus cidadãos, os asquerosos joguetes políticos de poder e a incorrigível mania de corrupção disponível em larga escala, há tempos o gigante teria deixado sua zona de conforto para impôr-se frente a outras nações.
O fato de ser grande não faz do Brasil um grande país: ao contrário, pode sim ter atrasado seu desenvolvimento em todos os níveis. Pode parecer nobre dizer o quanto o Brasil é fabuloso, tropical ou demograficamente caldeado, mas a verdade é que isso faz pouca ou nenhuma diferença na vida do brasileiro comum e, mais importante ainda, naquilo que ele é capaz de pôr à mesa.
Pode parecer lúdico o comportamento de alguns meios acadêmicos quando do enaltecimento desta grandeza, enquanto elemento primordial de nossa história e de nossas conquistas, mas desinteressante do ponto de vista das objetividades econômicas, nas quais a dimensão territorial não é necessariamente premissa de desenvolvimento e qualidade de vida.
Por isso, a seção "Agora, Falando Sério" apresentará ao longo do próximo mês a série "Dividir é Preciso", na qual mostraremos que já passou da hora deste gigante tornar-se menor e menos arrogante se pretende fazer alguma diferença no futuro. Afinal, apesar de grandioso o Brasil ainda carece do necessário dinamismo para crescer e corrigir seus erros, compensando de alguma forma os séculos de prepotente letargia.


(Publicado em 17/10/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário