segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Seção VIRABREQUIM: Os 10 Carros Mais Importantes Da História


2º lugar: Fusca

É difícil falar pouco sobre o VW Fusca. O 2º colocado de nosso ranking possui uma longa história que começa na Alemanha do período entre guerras, quando Adolf Hitler idealizou seu conceito de “carro do povo”: um veículo barato, de manutenção simples e capaz de levar 2 adultos na frente e 3 crianças atrás (uma típica família alemã). O carro deveria ainda ser refrigerado a ar, permitindo aos condutores alemães uma direção mais despreocupada ao longo das Autobahms inauguradas durante o III Reich.
Para essa tarefa, o führer escolheu Ferdinand Porsche por considerá-lo a opção mais viável ao projeto. Após superar inúmeras dificuldades técnicas e os próprios limites da engenharia automotiva da época, Porsche desenvolveu um automóvel que atendia às especificações e exigências de Hitler. Para fabricá-lo, foi fundada a Volkswagen – que logo precisou interromper a produção para integrar-se ao chamado “esforço de guerra”.
Por conta disso, somente após 1945 a fabricação do VW Fusca engrenou. Logo, o simpático carrinho tornou-se o principal sustentáculo financeiro da montadora, viabilizando a expansão de seus negócios em todo o mundo e os investimentos na criação e desenvolvimento de vários outros modelos. Durante anos, o VW Fusca teve vendagem arrebatadora, que só começou a arrefecer a partir de meados da década de 1970, levando a Volkswagen a encerrar sua produção em todo o mundo ao longo da década de 1980 – exceto no México, onde continuou sendo fabricado até 2003.
Produzido de 1938 a 2003, o VW Fusca é o carro mais vendido do mundo. No Brasil, esteve em linha de 1959 a 1986 e, depois, de 1993 a 1996 (Fusca Itamar). Seu sucesso, seu charme e sua durabilidade garantem ao VW Fusca o 2º lugar entre os carros mais importantes da História.


(Publicado em 19/12/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário