quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Seção TV Pra Ti Ver: "O Incrível Hulk"

Seriados com super-heróis não eram novidade quando “O Incrível Hulk” (The Incredible Hulk) foi ao ar pela primeira vez em março de 1978, pela rede de TV norte-americana CBS: Batman, Besouro Verde e Super-homem, por exemplo, já haviam passado pela telinha anos antes, com relativo sucesso. O diferencial no caso de “O Incrível Hulk” em relação a outras séries é o fato de esta apresentar roteiros que destacavam o lado humano, emocional e moral presente nos conflitos vividos pelas personagens – a ponto de isto se sobrepôr aos clichês convencionais do gênero.
Estrelado de maneira brilhante pelos saudosos Bill Bixby (como o Dr. David Banner), Jack Colvin (como o jornalista Jack McGee, incansável perseguidor do Hulk) e pelo fisiculturista Lou Ferrigno (no papel da criatura na qual David Banner se transformava), a série bateu 5 temporadas de 1978 a 1982, totalizando 82 episódios. Os efeitos especiais de qualidade duvidosa – até pelas próprias limitações tecnológicas da época – podem ser o principal alvo de críticas daqueles que não apreciam o seriado, porém não se pode deixar de creditar parte de seu grande sucesso ao modo como a série abordava a luta do ser humano contra o que pode haver de pior em si mesmo, retratada no conflito entre criador e criatura.
No Brasil, “O Incrível Hulk” foi exibido durante um bom tempo pela Rede Globo. Depois de uma longa ausência das telinhas tupiniquins, foi transmitido pelo extinto canal pago USA Network. Atualmente, a série pode ser conferida na Rede Brasil, enquanto os três telefilmes que sucederam o seriado estão disponíveis em DVD – incluindo “A Morte Do Incrível Hulk”, no qual David Banner “ficou nervoso e se sentiu ultrajado” pela última vez, já que o telefilme deu um final à serie. Por isso, não fique verde de raiva caso a Rede Brasil não esteja disponível na região em que mora: o investimento no material em DVD é valido, muito pela seriedade dos roteiros que fazem da série uma boa opção de entretenimento.


(Publicado em 27/12/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário