sábado, 29 de outubro de 2011

Seção Ácaro: Aero Willys 2600


Tudo está perfeito nesta propaganda, da pintura irretocável de seu cenário ao texto que beira a dimensão de poesia. Publicado nas principais revistas de circulação nacional em meados da década de 1960, o anúncio mostra a que veio com larga folga de vantagem: se o objetivo era associar os conceitos de luxo, conforto e bem-estar ao veículo em questão, então foi realmente alcançado. Trata-se de uma propaganda bonita de se ver e que tinha potencial para chamar a atenção do consumidor, tanto pela riqueza de detalhes quanto pelas verdadeiras qualidades do produto.
Produzido pela Willys Overland do Brasil entre 1960 e 1971, o Aero Willys foi o primeiro automóvel concebido inteiramente na América Latina. Melhor opção para quem não curtia o Simca Chambord e precisava de um carro maior do que aqueles que estavam em linha na época, tornou-se um grande sucesso de vendas. O Aero Willys 2600 é considerado o primeiro carro genuinamente brasileiro, enquanto a luxuosa versão Itamaraty (conhecida como Palácio Sobre Rodas) foi a primeira limusine fabricada em série no Brasil. Todavia, após comprar a Willys Overland em 1968, a Ford gradativamente foi encerrando a produção de suas linhas –os últimos exemplares do Aero Willys e do Itamaraty foram vendidos em 1972.
“O novo Aero Willys acrescenta mais encanto às paisagens de nossas estradas”, dizia o anúncio – e com franca razão: luxo reservado a poucos em seu tempo, ainda é possível encontrar alguns exemplares rodando por aí. No início do ano, tropecei com um desses na unidade do DETRAN de Magé, região metropolitana do Rio de Janeiro. De cor preta, com frisos originais e em bom estado de conservação, o carro não passava despercebido aos olhos dos que admiram automóveis clássicos. De quebra, ainda tive a oportunidade conversar com o proprietário, que o levara para a vistoria na intenção de vendê-lo a posteriori. O preço? R$ 15.000,00 – uma bagatela para quem almeja ter na garagem um belíssimo pedaço da história da indústria automobilística nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário