domingo, 28 de novembro de 2010

Seção TV Pra Ti Ver: "O Túnel Do Tempo"

Quando os cientistas Doug Phillips e Tony Newman entraram no dispositivo chamado Túnel do Tempo, não poderiam imaginar que aquela viagem rumo a um conhecido-desconhecido não teria hora marcada para terminar. E assim começava uma das séries de Irwin Allen de maior sucesso no Brasil: “O Túnel do Tempo” (“Time Tunnel”), produzida de setembro de 1966 a abril de 1967 e que contava em seu elenco com Robert Colbert (Doug) e James Darren (Tony) nos papéis principais, além de nomes como Whit Bissel e Lee Meriwheter.
Visitando pessoalmente os fatos históricos que, em geral, conhecemos apenas de livros e documentários, Doug e Tony enfrentam situações perigosas, inusitadas e até bizarras em meio a personalidades do passado que habitam o imaginário popular. Ao longo de seus 30 episódios, a série mostrou o encontro dos cientistas com Marco Pólo, Benito Mussolini, Custer, Napoleão Bonaparte ou Hernan Cortez, além das aventuras da dupla em meio à Revolução Francesa, a II Guerra Mundial ou mesmo no presídio da Ilha do Diabo. Em seu verdadeiro tempo, os cientistas responsáveis pelo túnel tentavam trazer Doug e Tony de volta ao presente, na maioria das vezes conseguindo apenas mudá-los de um momento histórico para outro – ou ainda, jogá-los para o futuro.
Mesmo utilizando imagens de arquivo, cenários de outras séries de Irwin Allen, figurinos repetidos e efeitos especiais de qualidade questionável mesmo para os padrões da época, o alto custo de “O Túnel do Tempo” sacramentou o seu final: a série durou apenas uma temporada. Mas foi o suficiente para transformar o programa num dos maiores clássicos sci-fi da tv norte-americana da década de 1960. Também serviu de inspiração ao filme “Time Travellers” (1976) e à série “Contratempos” (“Quantun Leap”, com Scott Bakula e Dean Stockwell). No Brasil, a série foi transmitida pela Rede Globo e sua exibição mais recente foi pelo canal pago TCM. Mas existe material disponível em DVD com relativa facilidade de acesso. De qualquer forma, vale a pena viajar ao passado e recordar os episódios de “O Túnel do Tempo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário