segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Retrato Em Branco & Preto: Como Esquecer o Cubo Mágico?


Se tem uma coisa que pode ser considerada “de enlouquecer”, ela se chama Cubo Mágico. O quebra-cabeça tridimensional criado em 1974 pelo húngaro Erno Rubik espalhou-se pelo mundo nos anos seguintes, fervendo a mufa de milhões de pessoas que se dispuseram a desafiar suas intrincadas engrenagens matemáticas, na busca pela combinação correta. É fato que muitas delas conseguiram montá-lo – e que um número maior ainda desistiu nos primeiros dez minutos!
O Cubo Mágico é considerado um dos brinquedos mais populares do mundo e estima-se que tenha vendido algo em torno de 900 milhões de unidades – talvez o dobro disso se considerarmos as versões piratas espalhadas por aí. Confeccionado geralmente em plástico, o brinquedo possui diferentes versões, sendo o formato 3x3x3 o mais popular: compõe-se de seis faces com seis cores diferentes, distribuídas entre as peças que se articulam entre si através de um mecanismo central, oculto no interior do cubo.
Durante a década de 1950, o brinquedo andou meio esquecido. Porém voltou com força total a partir do ano 2.000, muito pelo advento da Internet, onde é possível acompanhar mestres do cubo chegando à sua resolução em segundos (o recorde mundial pertence a um holandês que, em 2.008, solucionou o cubo em 7,08 segundos). Passatempo estimulante e de qualidade, o Cubo Mágico está aí, pronto para desafiar todos aqueles que não dispensam um bom enigma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário