quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Retrato Em Branco & Preto: Como Esquecer o Ken Parker?



Para as novas gerações, acostumadas aos repetitivos mangás ou publicações de super-heróis com suas intermináveis continuações, falar de Ken Parker pode parecer tão estranho quanto discutir as constantes e variáveis da Física Quântica. Porém, pr'aqueles que tiveram oportunidade de conhecer o interessante segmento dos heróis mais humanos do velho oeste (como Tex ou Johah Hex), falar de Ken Parker faz lembrar bons roteiros, traços quase artísticos e bem-amarradas referências históricas.
Criado em 1974 pelos italianos Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo, a revista foi publicada inicialmente pela extinta Editora Vecchi (de 1978 a 1983), cujos os exemplares até hoje são muito disputados no mercado de HQ's antigas. Voltou a ser publicado anos depois, em 1990, pela editora Best News, sem muito sucesso. Já a partir do ano 2000, passou pela Editora Mythos e, atualmente, está nas mãos da Tendência/Cluq.
Baseado num filme de Robert Redford, Ken Parker tinha no oeste e meio-oeste norte-americano o principal cenário de suas histórias - embora isso não impedisse incursões pelo Alaska (episódios nº 9,10 e 11, os melhores da série) e Canadá (ao lado da inquieta Pat O'Shane). Após o assassinato de seu irmão Bill, Rifle Comprido (apelido que ganhou dos índios, devido ao arcabuz Kentucky dos tempos da Revolução Francesa, herança de seu avô) deixa a fazenda dos pais para viver por conta própria, enfrentando inúmeros desafios, aventuras e perigos. Os vários números publicados no Brasil trazem momentos inesquecíveis da personagem, como seu encontro com Wild Bill Hickock, com o general Custer, com esquimós e indígenas, ora amigáveis e ajudados por Ken, ora hostis.
Não há dúvidas de que Ken Parker é um dos melhores clássicos já publicados no Brasil e no mundo. Para as novas gerações, principalmente aqueles que gostam de fuçar a internet, fica aí uma boa dica, até porque não é difícil encontrar os gibis à venda no mundo virtual. Para gerações mais antigas, fica a saudade desta personagem maravilhosa que tanto encantou aqueles que tiveram o privilégio de colecionar os episódios ao longo do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário