domingo, 26 de fevereiro de 2012

Seção TV Pra Ti Ver: “Contratempos” (Quantum Leap)


A temática das viagens no tempo é uma constante no universo Sci-Fi. Talvez porque desperte no imaginário popular das pessoas a vontade de retornar ao passado para consertar as coisas e não cometer os mesmos erros. É dessa premissa que parte a série “Contratempos” (Quantum Leap), exibida entre março de 1989 e maio de 1993 pela rede norte-americana NBC e que contabilizou 97 episódios ao longo de suas 5 temporadas.
Em “Contratempos”, o Dr. Samuel Beckett (ou simplesmente Sam, interpretado por Scott Bakula) desenvolve um dispositivo de viagem no tempo baseado na teoria do salto quântico, através do qual passa a “saltar” de pessoa em pessoa por diferentes épocas e lugares dos Estados Unidos, ajudando a resolver aquilo que daria errado – e que, não fosse sua interferência, causaria grandes danos às vidas das pessoas e daqueles que as cercam. Para ajudá-lo, o cientista conta com Al Calavicci (vivido por Dean Stockwell), articulador político e principal figura militar envolvida com o projeto Contratempos e que aparece sob a forma de um holograma que somente Sam Beckett pode ver e ouvir. Há ainda o mega computador Ziggy, que passa para a dupla as informações processadas a respeito dos principais envolvidos em cada nova situação. Como consequência do primeiro salto quântico, a memória de Sam Beckett se perde quase totalmente e vai se recuperando aos poucos ao longo da série. O destino em cada salto é incerto e, por isso, Sam Beckett se depara com as situações mais inusitadas, incluindo algumas em que a “transição quântica” o levou para o corpo de uma mulher, para a direção de um carro em alta velocidade ou mesmo para sua própria casa no passado.
No Brasil, “Contratempos” não é exibida por canais abertos há muitos anos. Porém, na TV fechada, foi transmitida na íntegra pelo extinto canal USA Network e, mais recentemente e apenas em parte, pelo Sci-Fi Channel. Quanto aos DVD's do seriado, os brasileiros também não estão com sorte: a Universal lançou apenas a 1ª temporada e já avisou que não pretende investir nas demais: se depender da distribuidora, os fãs que conservem suas gravações caseiras em VHS. Destaque para a belíssima trilha sonora assinada pelo genial Mike Post, o mesmo do sucesso “Believe It Or Not”, tema da série “O Novo Superherói Americano”. Desde o ano passado, tem-se ventilado na imprensa especializada e na internet a possibilidade de ser feito um filme baseado na série, possivelmente estrelado por seu elenco original: é dar tempo ao tempo, torcer para que não haja nenhum contratempo e pagar para ver. Com certeza, valerá a pena.

(Publicado em 14/10/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário