domingo, 19 de fevereiro de 2012

Retrato Em Branco & Preto: Como Esquecer a Rádio Mundial AM?


Atualmente não faltam opções de emissoras de rádio para os apreciadores da música, dos debates e da informação. Seja no carro, no celular ou mesmo na web, há programas de diferentes estilos para todos os gostos – alguns populares, outros nem tanto. Todavia, num passado não muito distante, as alternativas eram bem mais escassas e a disponibilidade de tecnologias, mais limitada. Foi o período de reinado das estações em AM, na virada das décadas de 1960/1970, quando ainda não se falava muito em Modulação de Freqüência e o Regime Militar apenas começava a liberar as primeiras concessões para rádios em FM.
É nesse contexto que a Rádio Mundial AM 860 kHz surgiu para embalar as histórias de diferentes gerações de ouvintes. Sob o comando e a direção do DJ Newton Duarte, o Big Boy, a Mundial consagrou-se ao longo da década de 1970 com uma programação Pop marcada pela versatilidade. Programas como Ritmos de Boate, Show dos Bairros, Toca Toca Mundial, Música do Dia, Good Night Mundial, Som dos Bailes, Cavern Club (que era transmitido às sextas-feiras exclusivamente com canções dos Beatles) eram apresentados por Big Boy e outras feras da locução, como Samuel França e Eloy DeCarlo. Além de gerenciar a programação, Big Boy promovia bailes em diversas casas de show do Rio de Janeiro – tanto empenho e dedicação do diretor e toda a equipe da rádio teve como principal conquista milhares de ouvintes fiéis espalhados por todo o Brasil, transformando a Mundial numa referência para outras estações AM e FM espalhadas pelo país.
Com a morte prematura de Big Boy em 1977 e a ascensão das emissoras em FM – em especial a antiga Rádio Cidade –, a Mundial entrou em irreversível decadência. Ao longo da década de 1980, a emissora buscou a manutenção dos níveis de audiência, fazendo uso das vinhetas originais e mantendo alguns programas consagrados – além de mudar a linha musical de Pop para Sucessos Populares e transmitir atrações de forte apelo junto ao público, como o Clube do Amor, apresentado por Alberto Brizola. Apesar das mudanças e de ainda contar com uma audiência respeitável, a Rádio Mundial foi tirada do ar pelo Sistema Globo em janeiro de 1993 e imediatamente deu lugar a atual CBN, especializada em notícias. Mas, pra quem tem saudade, é possível aliviar o sentimento de nostalgia baixando o CD “Ritmos de Boate”: http://waldecidjsetmusic.blogspot.com/2008_03_01_archive.html
ou fragmentos dos programas da Mundial:
www.4shared.com


(Publicado em 11/06/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário