sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Seção VIRABREQUIM: Adeus, Amor, Eu Vou Partir...


Proprietários de carros novos, temam: alguns modelos estão prestes a se tornar velhos – e, pior, perdendo significativo valor de mercado, ao menos num primeiro momento. Como se tornou usual, o final do ano assinala tanto os novos lançamentos da indústria automobilística quanto o abandono de alguns veículos em linha há certo tempo. Por isso, determinados carros que chegavam às concessionárias com “duas cabeças” (2011/2012, por exemplo), passam subitamente a ter somente uma (2011/2011), indicando que o pior pode estar por acontecer.
E esse “pior” pode ser o encerramento da produção. É o que acontecerá ao Peugeot 307, que dará lugar ao 308, mais moderno e bem equipado. Produzido em El Palomar (Argentina), o hatch desembarcará por aqui já no primeiro semestre de 2012, aposentando o modelo anterior. Outra montadora que dá sinais de renovação (e já não era sem tempo) é a Chevrolet: depois de liquidar o Vectra Sedan em julho desse ano, dará cabo do Vectra GT, que será substituído pelo Cruze hatch. Além disso, a empresa faz planos para finalizar com brevidade a produção do Astra, do Classic e do problemático Celta, modelos que muito provavelmente já queimaram o combustível que tinham para queimar – talvez com exceção do Chevrolet Astra, que se sai bem nos quesitos qualidade e vendas. Outro que deve “ralar peito” das concessionárias em 2012 é o Fiat Mille. Há décadas rodando em tudo o quanto é canto, o carrinho já cansou e deve ser trocado por um modelo ainda mais barato, fruto de uma estratégia da montadora italiana para enfrentar a ascendente concorrência imposta pelas empresas chinesas no Brasil, cada vez mais famintas por seu quinhão no mercado nacional.
A hora de partir é inevitável para todos. Uns podem permanecer por mais tempo (como os aparentemente eternos Gol, Kombi e S-10), outros podem não ter tanta durabilidade (como aconteceu aos finados Logus, Pointer e Fiat Tipo). Por isso, se as promoções de final de ano trazem aquela vontade de trocar de carro, o motorista precisa de muita atenção para não estacionar o duvidoso ao invés do certo em sua garagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário