terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Retrato Em Branco & Preto: Como Esquecer o Videogame Odyssey?


Para a garotada do início dos anos 1980, Nintendo Wii, Playstation 3 e mesmo alguns aplicativos de games para telefone celular estavam além do imaginável. Notebooks, tablets ou Internet eram o tipo de coisa completamente fora de qualquer expectativa, mesmo nos filmes mais ousados de ficção científica. E quando o assunto era computador pessoal, o máximo que se dispunha na época limitava-se muitas vezes a um CP 500 – o qual, para os padrões tecnológicos de hoje, dispunha de velocidade operacional comparável ao de uma locomotiva a diesel numa corrida contra um trem-bala.
Foi nesse cenário que a Philips lançou no Brasil, em 1983, o videogame Odyssey. Produzido pela Magnavox nos Estados Unidos desde 1972, o Odyssey evoluiu nos anos seguintes de um console com apenas dois jogos (Tênis e Hóquei, nos longínquos tempos do Odyssey 100) para o sistema de cartuchos que poderiam ser trocados de acordo com o interesse do usuário por algum jogo específico. Vítima de uma mal planejada campanha publicitária, a primeira geração do Odyssey teve vida curta – o que não se repetiu nas versões seguintes, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa e no Japão.
Em terras brasileiras, a Philips manteve o produto em linha até meados de 1984, fazendo do Odyssey o concorrente direto do Atari 2600 – direto, mas não a altura, uma vez que os games do Atari eram bem mais diversificados se comparados aos do Odyssey. Apesar disso, jogos como OVNI, Didi Na Minha Encantada, Come-Come (versão “odysseyana” para o clássico Pac Man), Abelhas Assassinas, Futebol Eletrônico e Defensores da Liberdade eram muito populares entre os proprietários do brinquedo naqueles tempos – assim como o intrigante teclado na parte frontal do videogame, quase uma marca registrada. Apesar dos quase 30 anos de seu lançamento no Brasil, ainda é possível adquirir um exemplar do Odyssey em bom estado (com caixa e tudo, incluindo cartuchos) nos principais sites de vendas. Porém, é bom lembrar que o produto é visto como uma raridade e não como quinquilharia, o que lhe agrega merecido valor. Para saber mais sobre o Odyssey e até baixar os jogos em seu computador, visite:

http://odysseymania.classicgaming.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário