segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Retrato Em Branco & Preto: Como Esquecer o Jornal Dos Sports?


Não precisa ter uma idade muito avançada para saber que a seção Retrato Em Branco & Preto desta semana bem poderia se chamar “Retrato Em Rosa & Preto”: afinal, estamos falando do Jornal Dos Sports, periódico carioca que, até bem pouco tempo atrás, ainda estava em circulação. Fundado em 13 de março de 1931 pelo jornalista Argemiro Bulcão e voltado para o segmento esportivo nas suas mais diversas vertentes, inicialmente chegava às bancas na versão padrão em preto e branco – mudando para as marcantes páginas cor-de-rosa em 1936, inspiração advinda do jornal francês L'Auto.
Também em 1936 o Jornal dos Sports foi comprado por Mário Filho, cuja administração caracterizou-se pelas diversas inovações, incluindo uma maior participação em campanhas relacionadas ao esporte, como a construção do estádio do Maracanã – que hoje leva seu nome. Mário Filho ficou à frente da publicação até sua morte, em 1966. Célia Rodrigues, viúva do jornalista, tornou-se responsável pelo periódico até seu suicídio, em 1967, quando o Jornal dos Sports passou a ser administrado por Mário Júlio Rodrigues, herdeiro de Mário Filho. Sob sua gestão, o periódico passou novamente por ousadas mudanças, como o lançamento do caderno cultural O Sol e a colaboração de jornalistas do quilate de Zuenir Ventura e Ricardo Jardim – além dos consagrados cartunistas Ziraldo, Jaguar e Henfil e do compositor Torquato Neto.
Com a morte de Mário Júlio Filho em 1972, vítima de complicações relacionadas ao alcoolismo, o Jornal dos Sports foi herdado por sua segunda esposa, Cacilda Fernandes de Souza, que rompeu totalmente com a linha estabelecida pelo falecido marido – o que afastou os antigos colaboradores. As consequentes perdas financeiras levaram Cacilda a vender o jornal em 1980 para a poderosa família Velloso, que o salvou da bancarrota e se manteve à frente de sua gestão até 1999, quando foi vendido para o empresário Omar Resende Filho. Nos anos seguintes, o Jornal dos Sports passou por um tipo de “propriedade flutuante”, incluindo nomes que foram apontados nas investigações da Operação Sanguessuga, realizada pela Polícia Federal em 2004. Entre idas e vindas de diferentes donos, o Jornal dos Sports encerrou definitivamente suas atividades em 10 de abril de 2010. Publica-se agora no imaginário popular e nas lembranças dos cariocas que, durante quase 80 anos, acompanharam as conquistas de seus ídolos esportivos nas inesquecíveis páginas rosadas da publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário