sábado, 6 de agosto de 2011

Seção Cult: “Vítimas Do Milagre”, Detrito Federal (1987)


O Detrito Federal é uma das mais consagradas bandas nacionais de punk – e também uma das mais antigas, na estrada desde 1983. Entre idas e vindas, muita gente boa já passou pelo Detrito, como Vitor Babu, Pedro Hiena, Paulo Delegado, Milton Medeiros, Simone Peres (mais conhecida como Syang) e, claro, Mila Menezes, Bosco e Paulo César Cascão. A banda também se apresentou ao lado de outros grupos em momentos históricos do nosso punk, como Escola de Escândalos, Elite Sofisticada, Filhos de Mengele e Finis Africae, foi convidada para coletâneas (“Rumores”, de 1985 e “Cult 22”, gravado em 1997) e participou de inúmeros festivais – chegando a aparecer em rede nacional via Rede Globo (programa Mixto Quente, de 1986).
Em meio a diferentes contextos socioeconômicos de cada época e ao troca-troca de integrantes da banda, o Detrito Federal trilhou por diferentes estilos, entre os limites do punk e do new wayve – fato que gerou atritos entre os diferentes integrantes do grupo. No entanto, não há como negar que um dos pontos mais altos do Detrito Federal foi o lançamento do LP “Vítimas Do Milagre” (1987). Produzido pelo ex-Titãs Charles Gavin, o disco continha pérolas como “Se o Tempo Voltasse”, “Adolescência”, “O Vírus do Ipiranga”, “Dependentes do Grito”, “O Último Grito”, “Ta Com Nada”, “Vítimas do Milagre”, entre outras. A capa, inconfundível, pode ser considerada uma das mais ousadas da história do Rock brasileiro, principalmente se levarmos em conta que o álbum chegou às lojas pouco depois do fim do Regime Militar, período em que o Departamento de Censura da Polícia Federal ainda se encontrava em atividade.
Atualmente, o Detrito Federal tem em sua formação Alex Podrão (voz), Bill (Baixo), Nilson Pontes (guitarra) e André Galego (bateria) e lançou, em 2002, o CD “Guerra, Guerrilha e Revolução”. Através de seu perfil no My Space é possível não somente contatar a banda, mas também acompanhar sua agenda de shows, baixar músicas e fazer comentários sobre seus trabalhos mais recentes. E se por acaso você encontrar um raro exemplar de “Vítimas Do Milagre” nos sebos de discos da vida, não pense duas vezes em adquiri-lo: além de todas as suas qualidades, o disco de vinil está se tornando cada vez mais raro – foram vendidas 40 mil cópias na época de seu lançamento. Descubra mais sobre o Detrito Federal visitando o blog:
http://paineldorockbrasil80.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário