domingo, 21 de agosto de 2011

Seção Ácaro - Grandes Momentos Da Propaganda: Vemaguet Rio 1965


A cidade do Rio de Janeiro completava 400 anos em 1965 quando os executivos da DKW-Vemag - que produzia seus automóveis no Brasil desde 1958 - tiveram a boa idéia de homenageá-la com o lançamento da Vemaguet Rio, uma edição especial do consagrado modelo, que contava com um conjunto de inovações interessantes: o recém-criado sistema Lubrimat (que adicionava óleo à gasolina nos motores de dois tempos usados pela montadora – nem sempre nas devidas proporções), filtro de ar tubular com banho de óleo, feixe de molas com polietileno entre as folhas, lentes das setas na cor âmbar – entre outros mimos, como frisos nos revestimentos das portas e estofamento em duas cores.
Assim como modelos anteriores, a Vemaguet Rio não se saiu mal nas vendas – o que não impediu o fim da Vemag em 1967 e o encerramento de toda a sua produção, não apenas em razão de a empresa ter sido adquirida pela Volkswagen, mas principalmente pelo desinteresse da indústria automobilística em manter a fabricação de carros com motores de dois tempos, uma tendência mundial que respingou no Brasil de então.
Todavia, isso não desfaz as qualidades plásticas do anúncio que ilustra a Seção Ácaro desta semana, que circulou nas principais publicações da época. Quase uma obra de arte com seus traços aquarelados e cores que remontam ao clima tropical da cidade, a propaganda se completa na elegância do automóvel integrada ao charme notório do estilo arquitetônico do Rio antigo, até hoje presente em algumas partes da capital carioca. O slogan, “Vemaguet Rio – fascinante até no nome” dá uma boa dimensão da combinação “carro-cidade” sugerida pelo anúncio. Fica o registro de uma bela campanha, capaz de nos remeter a um tempo em que se vivia nos centros urbanos com relativa tranqüilidade. “DKW-Vemag – A qualidade justifica a fama” – e este anúncio justiça a nostalgia!
Bateu uma saudade dos veículos produzidos pela Vemag? Então visite o site:

http://www.dkwvemag.net/site/

Nenhum comentário:

Postar um comentário