domingo, 28 de agosto de 2011

Seção Ácaro - Grandes Momentos Da Propaganda: Banco Bandeirantes do Comércio S.A.(BBC)


Se você estiver com vontade de abrir uma conta no Banco Bandeiras do Comércio S.A. – talvez para financiar uma casa, um automóvel ou, que sabe, solicitar um limite para cheque especial –, terá de procurar uma agência do Banco Itaú mais próxima de sua casa. Afinal, faz tempo que o BBC deixou de existir: pouco depois de ser adquirido pelo grupo português Caixa Geral de Depósitos S.A. em 1998, a instituição foi comprada pelo Unibanco que, recentemente, fundiu-se ao Banco Itaú. Que confusão, não é?
Mas o fato é que, durante décadas, o BBC foi um dos bancos mais importantes do país, principalmente no Centro-Sul, onde se concentrava a maioria de suas agências. Apesar de já ter desaparecido há mais de uma década, ainda hoje é possível obter alguns de seus produtos em sites de vendas, como talões de cheques antigos ou cofrinhos que eram dados aos clientes. O anúncio da Seção Ácaro desta semana foi publicado no final da década de 1960 e circulou nos principais jornais daquela época. Com o slogan “Faz bom tempo sempre para servir nossos clientes”, a propaganda enfatizava a disposição da instituição financeira em atender aos usuários de seus serviços de acordo com suas necessidades. “Conheça nosso ambiente de compreensão e cordialidade: no BBC faz bom tempo sempre.”
Pois é, prezado visitante: já não se faz mais banco como antigamente! A verdade é que, em se tratando das instituições de hoje, o slogan mais adequado seria: “Conheça nosso ambiente de exploração e sagacidade: arrancamos o couro de nossos clientes com taxas e juros que economista do mundo nenhum explica!” De fato os tempos eram outros – e os bancos também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário