sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Seção Cult: "Belchior" (1979)

Houve um tempo em que a música brasileira não estava tão centrada no eixo Rio-São Paulo e havia certo espaço para que artistas de outras regiões mostrassem os seus talentos. Não tínhamos My Space para criar perfis artísticos que ninguém visita, nem You Tube para postar qualquer bobagem e torcer por um milhão de acessos.
Tínhamos coisa melhor, como os festivais da canção que descobriram alguns dos nossos maiores talentos. Tínhamos também inúmeras gravadoras de pequeno porte, dispostas a jogar suas fichas em nomes desconhecidos, porém de notório potencial artístico e venal. Foi neste cenário que surgiu Belchior, possivelmente um dos maiores gênios não reconhecidos da música popular brasileira.
Muitos foram os discos de Belchior – e muitas as suas canções, gravadas tanto por ele quanto por outros artistas, nomes como Elis Regina, Fagner e até Roberto Carlos. Porém, o LP “Belchior”, lançado pela gravadora Warner em 1979, é possivelmente seu trabalho mais definitivo. Abrindo com a conhecida “Medo de Avião”, o disco decanta-se em pérolas como “Retórica Sentimental”, “Tudo Outra Vez”, “Meu Cordial Brasileiro”, “Pequeno Perfil De Um Cidadão Comum”, além da fabulosa “Espacial”.
Trazendo as letras das canções distribuídas na forma de poemas concretos ao longo de seu encarte, “Belchior” é um disco magnífico, bem acabado e atemporal. Disponível também em CD, é imprescindível a qualquer coleção que se preze. Um verdadeiro banquete para aqueles que apreciam a boa música daqueles bons tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário