terça-feira, 23 de março de 2010

Seção VIRABREQUIM: Lá Vem O Golpe!!! - 2ª Parte

ATENÇÃO: Muitos espertalhões estão à solta por aí, tentando fazer dos sites de vendas ou dos classificados tradicionais dos jornais parques para caça de incautos. Para fugir de tais armadilhas, O Homem do Canadá preparou ao visitante uma pequena lista de antigos - porém muito funcionais - argumentos dos vendedores de carros:
* Carro De Mulher: este é visto como um argumento capaz de transformar um usado quase em um zero quilômetro. De fato na média geral, as mulheres tendem a ser mais cuidadosas do que os homens - tanto ao volante quanto nos caprichos com o carro, a ponto de conquistarem o direito a apólices de seguro mais baratas. Porém, cuidado: isso não é regra. Assim como existem homens cuidadosos, existem mulheres descuidadas que não se ligam na troca de óleo na manutenção dos freios, por exemplo. Carro de mulher bom mesmo, só se você conhecer os hábitos da mulher que está vendendo.
* Carro De Garagem: quem disse ser boa idéia comprar um carro de garagem? Ficar muito tempo parado é pior para o estado geral do veículo do que se este for mantido em uso com a manutenção em dia. Não significa nada.
* Carro De Viúva: caso a viúva em questão não saiba dirigir, quem pode garantir a você que o finado cuidava bem do carro ou não esticava demais as marchas, comprometendo o funcionamento do motor? Também não significa nada.
* Carro De Senhor: homens mais velhos tendem a ser mais cuidadosos. Mas também tendem a emprestar o carro para o filho garotão ou para o vizinho ruim de roda. Assim como o carro de mulher não há garantia - a não ser que você conheça o senhor em questão.
*Carro De Médico: herança dos tempos em que os médicos precisavam vencer longas distâncias nas cidades do interior para atender pacientes, esse termo está desatualizado. Nos tempos atuais, assim como qualquer outro profissional, muitos médicos sofrem na hora de encarar o trânsito caótico das grandes cidades - e o carro sofre junto.
* Único Dono ou 2º Dono ou ainda 3º Dono: a quantidade de donos não é requisito para a qualidade do carro. Se o único dono for desleixado, isso vai comprometer o carro. Muitas vezes é o 3º ou 4º donos que vão cuidar bem do veículo e acertar os erros dos proprietários anteriores. Se realmente isso tivesse valor, os carros de empresas (que têm um único dono e um monte de motoristas) seriam os mais valorizados.

Conclusão: ao comprar um carro, leve mais em consideração a documentação (que tem de estar OK), o estado geral do automóvel (principalmente o motor) e sua respectiva numeração (chassi, pára-brisas, motor e etc). Quanto ao dono, pouco importa: você vai estar comprando o carro, não seu antigo proprietário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário