sábado, 20 de março de 2010

Retrato Em Branco & Preto: Como Esquecer A Rede Manchete?


Estávamos no início da década de 80 e mudanças importantes aconteciam na TV brasilera: se por um lado a histórica TV Tupi encerrava suas atividades, de outro suas concessões davam lugar a novas emissoras, no caso a antiga TVS (posteriormente unificada ao SBT) e a extinta TV Manchete, alicerçada pelo grupo Bloch.
Num tempo em que não tínhamos a opção dos canais por assinatura e a TV aberta exercia uma influência gigantesca na sociedade brasileira, a Rede Manchete conquistou o mérito de incomodar bastante a poderosa concorrência com uma programação relativamente modesta, porém de forte apelo popular.
Da exibição de séries como Jornada Nas Estrelas, novelas de imenso sucesso como "Pantanal", "Dona Beija" e "Xica da Silva", passando por programas infantis como Clube da Criança (apresentado por Xuxa Meneghel, ainda em início de carreira) - além da histórica transmissão do desfile das escolas de samba de 1984 (fruto das picuínhas políticas entre a Rede Globo e o então governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola), que arrebatou níveis de audiência históricos diante da acirrada concorrência, a Rede Manchete conquistou público, inimigos e... dívidas!
Foi muito em razão destas dívidas que a emissora deu cabo de suas operações em maio de 1999, sendo comprada e rebatizada pelos novos proprietários como Rede TV. Mas seu caótico fim não foi capaz de apagar as conquistas históricas que somou no disputado mercado da mídia televisiva - nem sua logomarca, que ficará por muitos anos ainda na memória de uma geração de afortunados espectadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário