quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Seção TV Pra TI Ver: “Viagem Ao Fundo Do Mar” (Voyage To The Botton Of The Sea)


Antes que alguém diga “é só mais uma série do Irwin Allen, cheia de monstros toscos e defeitos especiais”, vale lembrar que estamos falando de simples entretenimento e, como tal, seu objetivo é a diversão, ainda que em certos momentos os produtores tenham deixado de lado a perfeição.
“Viagem Ao Fundo Do Mar” (Voyage To The Botton Of The Sea) era assim: uma série de ficção repleta de grandes aventuras nas quais os verdadeiros monstros em geral eram os próprios seres humanos. Baseada no longa-metragem homônimo, a série teve 4 temporadas que totalizaram 110 episódios, exibidos originalmente entre 1964 e 1968, dentre os quais os mais sérios foram rodados nos dois primeiros anos, quando ainda era filmada em preto e branco. Depois passou para o formato em cores, momento em que diferentes monstros passaram a figurar entre as histórias, atormentando a tripulação do submarino Seaview e estimulando o ceticismo incorrigível do almirante Nelson (Richard Basehart), demonstrado em sua clássica afirmação ao capitão Lee Crane (David Hadson): “Ora, Lee, você sabe que monstros não existem” – mas eles apareciam, quase todas as semanas! A vaidade do comando também era posta à prova já que, em alguns episódios, o comando do submarino era de Nelson, enquanto em outros as ordens partiam do capitão Lee, o que confundia o telespectador. Por outro lado, o simpático Sub-voador – uma espécie de veículo aéreo-submarino utilizado pela tripulação a partir do próprio Seaview – incrementava algumas aventuras, encantando principalmente a garotada.
Apesar de alguns atropelos, “Viagem Ao Fundo Do Mar” foi a mais bem-sucedida série de Irwin Allen, inclusive com alguns momentos ímpares na linha da ficção, como nos episódios “O Naufrágio do Seaview”, “O Chefe” e “O Dia Em Que a Terra Acabou”. Por tudo isso e muito mais, vale a pena fazer uma “viagem ao fundo do tempo” para curtir um pouco daquela época em que a TV conquistava sua audiência através de fórmulas mais inteligentes de diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário