domingo, 18 de setembro de 2011

Seção Ácaro - Grandes Momentos Da Propaganda: Toca-Discos Philips NG 1151


Quer animar uma festinha? Então, que tal um Eletrofone Philips NG 1151? Produzido na década de 1960, este simpático toca-discos foi um dos precursores das famosas “vitrolinhas” que se popularizam ao longo das décadas de 1970 e 1980. Bem mais simples e menores em comparação às vitrolas disponíveis no mercado até então – hoje muito cobiçadas por colecionadores pelo belo acabamento em madeira e design retro – o NG 1151, com suas travas laterais completando o encaixe entre o corpo do aparelho e sua caixa de som, podia ser levado para qualquer lugar, facilitando muito a vida da garotada na hora de organizar uma farra com os amigos.
Contando com as opções 16, 33 e 45 rotações, o NG 1151 foi um dos últimos toca-discos também compatíveis com os vinis de 78 RPM. Porém, era nisso que consistia sua única falha trágica: já naquela época, a maioria dos vinis era produzida em 33¹/³ RPM e como o Eletrofone Philips tocava exatas 33 RPM, os discos eram rodavam de maneira mais lenta do que deveriam. Ao mesmo tempo, as demais velocidades de execução da mídia deixavam de ser usadas e os vinis de 16, 45 e 78 RPM desapareceram das prateleiras – salvos raros lançamentos especiais em 45 RPM. Na fonte de alimentação do toca-discos haviam duas opções: 7,5V e 9V, que alteravam muito sensivelmente a rotação dos vinis e não melhoravam grande coisa a reprodução dos discos 33¹/³ a 33 RPM.
Mas era um aparelho charmoso e, se o dono quisesse, poderia levar seu NG 1151 para dar mais romantismo àquele encontro com a pessoa amada, bastando, para isso, colocar as pilhas e não esquecer um bom disco! “Você se sentirá envolvido pela magia da música contagiante dos Eletrofones Philips” diz a propaganda, publicada ao longo da segunda metade da década de 1960. Com a modernização dos aparelhos de som na década de 1980 e a chegada do CD e de outras mídias digitais nos anos seguintes, os Eletrofones Philips e outras “vitrolinhas” tornaram-se artigo para colecionadores e saudosistas. Porém, fica aqui o registro de um produto que, por duas décadas, fez a alegria de diferentes gerações.

3 comentários:

  1. VDD ISSO AHI DA ROTAÇÃO,E COM O PASSAR DO TEMPO FIKAVA PIOR AINDA...A PHILIPS SOH CORRIGIU ISSO NO FIM DOS ANOS 70 COM OS MODELOS AH 740 E 770

    ResponderExcluir
  2. qual voltagem é melhor usar 7,5 ou 9?

    ResponderExcluir
  3. Hummm !!! NADA DISTO que você disse ; estes eletrofones vinha da Holanda fabrica em Eindhoven "Y" lá o ajuste é para exato 33 que eram as prensas porque a rede elétrica na "Europa" são 50 Hz "Y' no Brasil seguindo o sistema Americano são 60Hz Portanto isto faz que a rotação da maquina pára cortar o acetato seria 33.1/3 O que é uma falta de respeito destes "Europeus" para com os demais padrões pelo mundo ... Deveriam ter sido ajustado para exportação na época teve recorver para correção.... Estes sequer seguiam a curva RIAA norma adotada para corte nos vinis no final de 1958 nos USA ...

    ResponderExcluir