domingo, 13 de março de 2011

Seção VIRABREQUIM: Não Se Enrole No Trânsito e Seja Feliz!

Já teve de encarar um túnel e sentiu tanta diferença na luminosidade que, por um segundo, chegou a ficar confuso e desorientado ao volante? Ou aquele quebra-molas feito à revelia de qualquer especificação técnica do CONTRAN? Se a resposta é sim, então tome nota de algumas dicas selecionadas pelo Homem do Canadá que poderão ajudá-lo diante de alguns dos muitos inconvenientes que atormentam o condutor.
*Túneis
Antes de entrar em um túnel, feche um dos olhos. Ao entrar, abra o olho que estava fechado e feche o outro por alguns segundos, para que se adapte à falta de luminosidade. Depois fique com ambos abertos – isso ajuda o acostumar-se à ausência súbita de luz.
*Correia Dentada
Efetue a troca da correia dentada na quilometragem indicada pelo fabricante – mas o extensor somente quando este estiver com sua vida útil esgotada.
*Estacionamentos
Nos estacionamentos fechados, circule sempre com os faróis acesos para que seu carro não seja confundido com algum outro que esteja parado. Atenção às colunas: elas riscam ou amassam a lata.
*Lombadas
Nas lombadas procure passar devagar, reduzindo a velocidade em proporção à altura do quebra-molas. Evite passar em diagonal, pois isso força a longarina do carro e, a longo prazo, compromete sua estrutura. Porém, não tenha dúvidas em fazê-lo caso a lombada possua altura exagerada: é melhor forçar a longarina vez ou outra a ganhar uma perfuração nas partes baixas do veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário