terça-feira, 8 de março de 2011

Retrato em Branco & Preto: Como Esquecer as Miniaturas da Coca-Cola?


Hoje elas são itens cobiçados por colecionadores. Mas, no passado, ornamentavam estantes de casas e prateleiras de bar, despertando a curiosidade de crianças e aficionados por refrigerantes.
Lançadas em meados da década de 1950, as miniaturas da Coca-Cola feitas de plástico colorido podiam ser trocadas nos caminhões e fábricas da empresa, bastando apenas que a garotada juntasse 5 tampinhas para garantir uma garrafinha ou a miniatura em madeira do engradado. O sucesso foi tamanho que superou as expectativas da empresa, a ponto de gerar prejuízos à Coca-Cola do Brasil, já que o retorno da campanha tornou-se similar a seus custos, tornando a promoção inviável.

As miniaturas só retornariam na década de 1970 e, com mais força, na década de 1980. Nestas edições da promoção, as garrafinhas de plástico colorido deram lugar a outras, de vidro e com líquido dentro – que não era Coca-Cola. Haviam também miniaturas de guaraná Taí e da Fanta Laranja, hoje raríssimas. O engradado inicialmente era de papelão, passando a plástico durante a campanha. É considerada até hoje a promoção de maior sucesso da Coca-Cola – rivalizando apenas com o famoso io-iô da marca.
A partir do advento da internet o comércio de garrafinhas e engradados entre colecionadores tornou-se mais fácil, principalmente para aqueles que cobiçam os exemplares da promoção original. Para muitos, elas representam boas lembranças da infância e da adolescência – bons tempos que não voltam mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário