quinta-feira, 10 de março de 2011

Seção TV Pra TI Ver: "Além Da Imaginação"


“Há uma 5ª dimensão além daquelas conhecidas pelo homem.(...) É a dimensão da fantasia. Uma região além da imaginação”. O prólogo narrado por Rod Serling na abertura de sua obra mais conhecida era prenúncio de que algo inesperado e espetacular estava para começar: tratava-se de mais um episódio da série “Além Da Imaginação” (Twilight Zone).
Produzido originalmente de 1959 a 1964 e exibido na época pela rede norte-americana CBS, “Além Da Imaginação” contabilizou 156 episódios ao longo das 5 temporadas em que esteve no ar – todos com 25 minutos de duração, exceto em sua 4ª temporada, quando as histórias passaram a ter 50 minutos. Apresentada pelo próprio Rod Serling, a série reunia suspense, mistério e ficção científica em quantidades bem dosadas e mescladas a um relevante senso de justiça. Episódios como “Willoughby”, “A Menina Sumiu” (que teria inspirado o filme “Poltergeist”, de 1982), “Figuras De Cera”, “Pesadelo Nas Alturas” (com Willian Shatner) e “As Máscaras” levavam horror e ansiedade à audiência – na maioria das vezes, colocando os telespectadores para pensar. Sempre presente no imaginário dos norte-americanos, o seriado ganhou uma versão para o cinema em 1983 (que, no Brasil, recebeu o errôneo nome de “No Limite Da Realidade”), um telefilme em 1994 (“Rod Serling – Clássicos Perdidos”) e dois remakes: o primeiro, com 3 temporadas, exibido também pela CBS de 1985 a 1988 e o segundo com apenas uma temporada, exibido pelo canal UPN entre 2002 e 2003 e apresentado por Forest Whitaker.
No Brasil, a série anda ausente das telinhas há algum tempo, mas já fez parte da grade de programação de canais abertos, como a Record do Rio de Janeiro na década de 1980, e de canais fechados como o antigo USA Network e o TCM. Também não é possível encontrar a série distribuída oficialmente em DVD. Por enquanto, só podemos nos contentar com a esperança de, em breve, rever o seriado para, quem sabe, viajar por mistérios e situações sinistras capazes de nos levar para muito além da imaginação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário