Gosta do seu automóvel? Pretende mantê-lo o mais inteiro possível para que ele não perca valor de mercado? Então tome nota de algumas boas dicas que O Homem do Canadá preparou para você:
Dica nº1 - Nunca descuide dos 4 elementos primordiais para o bom funcionamento e durabilidade de seu carro:
* Troca de óleo (nunca permitir que passe dos 5.000 km sem troca);
* Filtro de Ar (muita gente não dá a devida importância, mas um filtro de ar sujo é um veneno para o carro);
* Sistema de arrefecimento (sempre com aditivo apropriado ao seu carro, nunca somente água);
* Combustível (encontre um posto de sua confiança e, se possível, abasteça somente nele. Combustível adulterado para o carro é como leite com arsênio para nós - em pequenas doses, vai matando aos poucos, sem que se perceba fácil seu efeito).
Dica nº2: Em alguns modelos, nos dias de chuva, pode ocorrer acúmulo de água no console de encaixe da bateria quando este se encontra acima do painel corta-fogo. Com o tempo, a lataria apodrece e começa a entrar água na parte interior do carro, principalmente no lado do carona. Para evitar o problema, o ideal é estacionar o carro nas ladeiras com o lado do motor sempre voltado ao declive e o porta-malas na parte mais alta, de maneira que a água da chuva bata sobre o caput e, no lugar de penetrar e se acumular, desça ao longo das calhas laterais do e vá embora, evitando assim seu acúmulo e posteriores problemas com oxidação.
Dica nº3: Nunca dê aquela "acelerada" na hora de desligar o seu carro. Isso pode danificar o sistema de carburação ou injeção ao longo do tempo. Essa prática era muito comum nos carros antigos com motor de dois tempos, como os DKW. O custo pode não compensar a irrisória contribuição desta prática.
Dica nº4: Evite usar as palhetas do limpador de pára-brisa por mais de 1 ano. Troque-as uma vez por ano. Assim você evitará riscos no pára-brisa, ganhará melhor visibilidade em dias de chuva e poderá, inclusive, evitar algum acidente.
Dica nº5: Não economize atenção aos pneus. Não tente esticar a vida útil deles: isso pode encurtar a sua! Pneus têm 5 anos de validade. Para saber quanto o pneu do seu carro ainda vai durar, dê uma boa olhada neles e verá que impressa na borracha está a data de sua fabricação, normalmente a semana e o ano de fabricação do pneu (por exemplo, 48/09 - pneu fabricado na 48ª semana de 2009). Passados 5 anos além disso, é hora de trocar, independente de os pneus estarem ou não "carecas". Não esqueça que pneus sem ranhuras deixam o carro muito mais sujeito à chamada aquaplanagem nas pistas molhadas, além de estourarem ou furarem muito mais rápido.
Dica nº6: Ainda sobre os pneus, mantenha-os calibrados de acordo com as libras recomendadas pelo manual do proprietário. O ideal é calibrá-los a cada abastecimento, principalmente se o carro passar alguns dias parado na garagem. Pneus descalibrados são sinônimos de gasto maior de combustível, redução da vida útil do pneu e possibilidades maiores de furar algum deles. Não esqueça de calibrar também o estepe, ao menos uma vez a cada dois meses, com 2 ou 3 libras a mais em relação aos pneus em que estão em uso.
Dica nº7: Não ignore as fezes de passarinhos. Excrementos animais podem causar danos à pintura, como manchas ou marcas. Se estacionar sob uma árvore e perceber que seu carro foi "batizado" por um pombo ou gaivota, livre-se da caca o mais rápido possível: ao chegar em casa, passe uma estopa molhada até que toda a "cagada" tenha saído e, depois, um pano seco.
E se algum mané lhe disser idiotices do tipo “casou com o carro” ou coisas assim, ignore: lembre-se sempre que, em caso de prejuízo, quem paga a conta é você.
Dica nº1 - Nunca descuide dos 4 elementos primordiais para o bom funcionamento e durabilidade de seu carro:
* Troca de óleo (nunca permitir que passe dos 5.000 km sem troca);
* Filtro de Ar (muita gente não dá a devida importância, mas um filtro de ar sujo é um veneno para o carro);
* Sistema de arrefecimento (sempre com aditivo apropriado ao seu carro, nunca somente água);
* Combustível (encontre um posto de sua confiança e, se possível, abasteça somente nele. Combustível adulterado para o carro é como leite com arsênio para nós - em pequenas doses, vai matando aos poucos, sem que se perceba fácil seu efeito).
Dica nº2: Em alguns modelos, nos dias de chuva, pode ocorrer acúmulo de água no console de encaixe da bateria quando este se encontra acima do painel corta-fogo. Com o tempo, a lataria apodrece e começa a entrar água na parte interior do carro, principalmente no lado do carona. Para evitar o problema, o ideal é estacionar o carro nas ladeiras com o lado do motor sempre voltado ao declive e o porta-malas na parte mais alta, de maneira que a água da chuva bata sobre o caput e, no lugar de penetrar e se acumular, desça ao longo das calhas laterais do e vá embora, evitando assim seu acúmulo e posteriores problemas com oxidação.
Dica nº3: Nunca dê aquela "acelerada" na hora de desligar o seu carro. Isso pode danificar o sistema de carburação ou injeção ao longo do tempo. Essa prática era muito comum nos carros antigos com motor de dois tempos, como os DKW. O custo pode não compensar a irrisória contribuição desta prática.
Dica nº4: Evite usar as palhetas do limpador de pára-brisa por mais de 1 ano. Troque-as uma vez por ano. Assim você evitará riscos no pára-brisa, ganhará melhor visibilidade em dias de chuva e poderá, inclusive, evitar algum acidente.
Dica nº5: Não economize atenção aos pneus. Não tente esticar a vida útil deles: isso pode encurtar a sua! Pneus têm 5 anos de validade. Para saber quanto o pneu do seu carro ainda vai durar, dê uma boa olhada neles e verá que impressa na borracha está a data de sua fabricação, normalmente a semana e o ano de fabricação do pneu (por exemplo, 48/09 - pneu fabricado na 48ª semana de 2009). Passados 5 anos além disso, é hora de trocar, independente de os pneus estarem ou não "carecas". Não esqueça que pneus sem ranhuras deixam o carro muito mais sujeito à chamada aquaplanagem nas pistas molhadas, além de estourarem ou furarem muito mais rápido.
Dica nº6: Ainda sobre os pneus, mantenha-os calibrados de acordo com as libras recomendadas pelo manual do proprietário. O ideal é calibrá-los a cada abastecimento, principalmente se o carro passar alguns dias parado na garagem. Pneus descalibrados são sinônimos de gasto maior de combustível, redução da vida útil do pneu e possibilidades maiores de furar algum deles. Não esqueça de calibrar também o estepe, ao menos uma vez a cada dois meses, com 2 ou 3 libras a mais em relação aos pneus em que estão em uso.
Dica nº7: Não ignore as fezes de passarinhos. Excrementos animais podem causar danos à pintura, como manchas ou marcas. Se estacionar sob uma árvore e perceber que seu carro foi "batizado" por um pombo ou gaivota, livre-se da caca o mais rápido possível: ao chegar em casa, passe uma estopa molhada até que toda a "cagada" tenha saído e, depois, um pano seco.
E se algum mané lhe disser idiotices do tipo “casou com o carro” ou coisas assim, ignore: lembre-se sempre que, em caso de prejuízo, quem paga a conta é você.
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