sábado, 24 de julho de 2010

Retrato Em Branco & Preto: Como Esquecer o Kichute?

Ele era produzido para proteger os pés, mas acabou fazendo a cabeça da garotada nas décadas de 70 e 80. O Kichute não era apenas um calçado: era parte essencial da rotina escolar e esportiva, estivessem seu longos cadarços entrelaçados no próprio Kichute ou amarrados na canela.
Fabricado pela Alpargatas (responsável também pelo Conga e pelas sandálias Havaianas), o Kichute começou a ser produzido em 1970 (no embalo da Copa do Mundo), mas conheceu seu auge de 1978 a 1985, quando chegou a uma média de 9 milhões de pares vendidos por ano. O preço acessível e a durabilidade eram seus maiores trunfos, numa época em que ter uma boa chuteira era privilégio de poucos. Feito de lona e tendo em seu solado cravos de borracha, o calçado fez tanto sucesso que inspirou o lançamento de bolas com a marca Kichute.
Porém, a partir de 1990, as vendas despencaram, muito em decorrência da entrada de calçados produzidos no exterior, o que acirrou a concorrência e criou novas tendências que deixavam de fora o calçado da Alpargatas. Recentemente, o Kichute foi reestilizado e ainda é fabricado, porém suas vendas mal chegam aos 200 mil pares anuais. Mesmo assim ele continua imbatível na memória daqueles que viveram seus bons tempos, quando não tínhamos chuteiras de marca mas éramos felizes fazendo belos gols nas quadras das escolas ou nos campos de várzea.

Para Maiores Informações: http://www.alpargatas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário