quarta-feira, 12 de maio de 2010

Retrato Em Branco & Preto: Como Esquecer O Fusca?


Quando Adolf Hitler, inspirado nas idéias de Henry Ford, convidou Ferdinand Porsche para desenvolver um carro popular que atendesse à tradicional família alemã de sua época (que precisava de um carro com espaço para dois adultos na frente e três crianças atrás), não poderia imaginar a durabilidade e a paixão que, durante décadas, moveria o Fusca.
É fato que alguns desprezam o simpático carrinho - afinal, ninguém é perfeito! Mas é fato também que nenhum outro carro conquistou tantos proprietários apaixonados e dedicados no Brasil quanto o Fusca. É claro, existem fans para outros automóveis, antigos ou não. Mas nenhum carro foi capaz de marcar a vida de tanta gente como o Fusca, seja ele 1300, 1500, 1600, com frisos, orelhinhas, lanternas Fafá ou não.
Produzido no Brasil de 1959 a 1986 e, depois, de 1993 a 1996 (Fusca Itamar), o Volkswagem Sedan entrou em linha na Alemanha em 1938 e só deixou de ser produzido em 2003, no México. Foi substituído pelo New Bettle que agradou muito ao mercado norte-americano, mas não emplacou no Brasil, tanto pelo preço elevado preço quanto pela pouca capacidade de seu porta-malas. Porém, a verdade é que a nova versão está longe de construir uma grande história e fazer parte da história de tanta gente como o bom, velho e original Fusca fez. Vida longa aos que ainda rodam por aí!

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