quarta-feira, 13 de julho de 2011

Seção TV Pra Ti Ver: “O Santo” (The Saint)


Quando o escritor Leslie Charteris criou a figura de Simon Templar como o detetive de uma série comum de aventura e mistério, não poderia imaginar que o personagem transformar-se-ia num agente secreto cheio de charme e estilo. Produzida no Reino Unido pela ITC e transmitida entre outubro de 1962 e fevereiro de 1969, a série “O Santo” teve ao todo 6 temporadas que somaram 118 episódio de 50 minutos (71 deles em preto & branco e 47 coloridos). Já foi exibida em mais de 60 paises e tornou-se muito popular nos Estados Unidos, onde foi ao ar originalmente pela NBC.
Estrelada por Roger Moore (que, tempos depois, se tornaria um dos mais carismáticos James Bond da famosa cine-série “007”), “O Santo” levava ao público as perigosas missões de Simon Templar diante dos mais ardilosos inimigos, de terroristas belicosos a maníacos por tecnologias homicidas. Via de regra, os episódios começavam com alguém se referindo ao “famoso Simon Templar” para, em seguida, surgir um halo de anjo sobre Roger Moore – o ator então olhava para cima ou para a câmera, já acompanhado pela música-tema da série. Episódios como “Rota De Fuga”, “O Dobro Em Diamantes” e “Convite Ao Perigo” figuram entre os melhores do seriado.
No Brasil, a série “O Santo” foi exibida na década de 1990 pelo canal fechado Multishow e, em 2006, voltou às telinhas tupiniquins pelo raríssimo Retro Channel (mesmo sendo pago, é uma opção de difícil acesso a grande maioria dos assinantes brasileiros). Quanto à disponibilidade em DVD, melhor os fãs esquecerem, pois até hoje nunca foi lançada – diferente dos Estados Unidos e da Europa, onde há farto material disponível. Tornou-se mais um exemplo do quanto as distribuidoras nacionais se mostram um caso sério, do tipo que nem Simon Templar conseguiria resolver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário