sábado, 2 de julho de 2011

Seção Check-in: Laos


O passado recente do quase desconhecido Laos esconde as maravilhas naturais que o país reserva aos turistas. Parte do desestímulo à visitação se deve à Guerra do Vietnã: embora não estivesse envolvido diretamente com o conflito no país vizinho, calcula-se que o Laos tenha sido alvo de 150 mil mísseis – atualmente, cerca de 2 milhões de dólares são gastos anualmente para a retirada de minas. Foram tantos os bombardeios que, hoje, a sucataria do material bélico ainda é utilizada na construção de casas e até mesmo aldeias.
Abrangendo uma área de 236.800 km² e com uma população em torno de 6.700.000 habitantes, o Laos se tornou independente da França em julho de 1949. O exotismo da “Terra de Milhões de Elefantes” (como o país ainda é chamado) é um de seus pontos fortes para atrair turistas e seus cobiçados dólares. Seu ponto forte está na ausência de interferência externa na cultura e na paisagem do país, o que ajudou a preservar o estilo colonial francês herdado dos longínquos tempos de ocupação da França. Também o modo de vida tradicional fortemente influenciado pelo budismo garante o clima de volta ao passado aos que viajam pelo país.
Além de Vientiane, a capital do Laos, a cidade de Luang Probang encanta o visitante: possui nada menos que 66 templos históricos, que lhe renderam o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Para locomover-se entre os diferentes pontos naturais e turísticos, a Lao Aviation é a opção mais segura, conectando as cidades maiores a preços módicos. Já para o transporte local, as bicicletas e os tuk-tuks (motocicletas adaptadas para levar passageiros, semelhantes a um rickshaw) constituem o meio mais indicado. Apesar de não disponibilizar uma infra-estrutura turística ideal, existem bons hotéis, opções apetitosas de alimentação, vinhos franceses e serviços bancário e comercial com boa disposição a aceitar as principais moedas e cartões de crédito. Por não possuir relações diplomáticas com o Brasil, o caminho ideal para se obter o visto é através das agências de turismo. O melhor período para visitar o Laos vai de dezembro a abril, quando as temperaturas médias ficam em torno dos 30ºC. Para saber mais sobre o que este país tão singular tem a oferecer, cole em seu navegador:

http://viajeaqui.abril.com.br/vt/materias/vt_materia_406261.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário