domingo, 17 de julho de 2011

As Coisas Esquisitas Desta Vida: Além Do Horizonte


Não é todo mundo que consegue enxergar a vida além dos limites do imediatismo. Alguns pensam somente no agora, no tempo presente, esquecendo que o futuro chega, sem pressa, um dia de cada vez. Quando não se mantêm vaidosos e se sentindo acima de todos e de tudo mediante resultados favoráveis, se vêem depressivos e tristonhos frente a obstáculos aparentemente instransponíveis, por vezes chegando às portas do suicídio.
É preciso aprender a observar o que há de vir muito além do horizonte. Nossa existência é feita de diferentes momentos que se alternam entre altos e baixa. Deixar-se envaidecer nos melhores momentos pode ser um erro tão grande quanto sucumbir às quedas nos tempos difíceis. Pisar nas pessoas pode ser o movimento preciso para mergulhar sob seus pés com a chegada do porvir.
Se o orgulho é a razão de todas as quedas, deixar-se dominar por uma auto-estima diminuta e maculada pode igualmente comprometer as possibilidades de uma existência produtiva e satisfatória. É preciso olhar adiante, imaginar-se no futuro e ter a consciência de que um dia as coisas podem mudar: se para melhor ou para pior, só depende de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário