domingo, 22 de maio de 2011

Seção Cult: "O Poderoso Chefão" (The Godfather)


Não dá para dizer que já se viu de tudo no cinema se você ainda não assistiu ao clássico “O Poderoso Chefão” (The Godfather, 1972). Protagonizado por um excepcional Marlon Brando ao lado de feras como James Caan, Diane Keaton, Robert Duvall - além de um então relativamente desconhecido Al Pacino -, “O Poderoso Chefão” é um daqueles filmes que faz você esquecer a pipoca. Injustamente taxado de “filme para homens”, “O Poderoso Chefão” não economiza na violência, porém sem esquecer dos conflitos pessoais comuns a qualquer ser humano, principalmente através das conturbadas relações matrimoniais dos filhos de dom Vito Corleone (Marlon Brando).
Baseado no romance de Mário Puzzo e dirigido por Francis Ford Coppola no auge de sua maturidade artística, o longo filme guarda para os minutos finais a cartada de gênio do texto original: fica claro que o grande chefão mencionado no título (no caso da versão em Português, ou Godfather – o padrinho – em Inglês) não se trata de Vito Corleone, mas sim de seu filho, Michael Corleone (Al Pacino), justamente aquele para quem o vigoroso pai havia planejado um futuro bem distante do perigoso mundo da máfia.
A película ganhou alguns Oscar e também duas continuações: “O Poderoso Chefão - Parte 2”, que enfatiza as origens da família mafiosa e deixa estabelecido definitivamente o poder de Michael Corleone e “O Poderoso Chefão Parte 3”, de 1993, que mostra Michael Corleone tentando sanear os negócios da família, tornando-os totalmente legais a um futuro sucessor. “O Poderoso Chefão” é aquele tipo de clássico que, de maneira alguma, deve permanecer empoeirado numa videoteca que se preze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário