sábado, 26 de novembro de 2011

Seção Check-in: Ferrovia Pequim-Lhasa


Realizar uma longa viagem de trem é sempre um programa muito prazeroso para qualquer turista. Além do conforto e do bom serviço de bordo disponíveis nos principais roteiros ferroviários, os passageiros tem a oportunidade de contemplar belas paragens, saborear experiências gastronômicas diferentes e ainda conhecer novas culturas, acompanhados por uma saudável letargia que somente o transporte sobre trilhos é capaz de proporcionar.
Não é diferente na Ferrovia Pequim-Lhasa. Concluída em 2006 a um custo de 4,1 bilhões de dólares, a bitola se estende da capital chinesa até o distante Tibete, num longo trajeto de 4 mil quilômetros – dos quais 500 se lançam sobre solo congelado (permafrost) durante o inverno – que se transforma num grande lamaçal no verão. Tratou-se, portanto, de um grande desafio para os engenheiros chineses, que conseguiram superar as inúmeras adversidades físicas da região e ainda entregaram a obra concluída um ano antes do prazo. Outro mérito da engenharia chinesa reside no fato de que a ferrovia foi concebida de maneira a minimizar os impactos ambientais que normalmente são causados por estruturas desse porte. Por se elevar a altitudes acima dos 5.000 metros ao longo do planalto tibetano – o que lhe confere o título de ferrovia mais alta do mundo –, os vagões são pressurizados e dispõem de máscaras de oxigênio que podem ser usadas por passageiros caso sintam os efeitos da altitude. Até mesmo as janelas possuem filtros que reduzem a passagem de raios ultravioleta, protegendo os turistas ao longo de dois dias de viagem.
Infelizmente não é tão fácil conhecer a fabulosa ferrovia da China. Se, para o viajante chinês, não há qualquer empecilho para a realização do trajeto, para o turista estrangeiro a conhecida burocracia do país e a pouca disponibilidade de agências especializadas no percurso são obstáculos cuja superação é tão difícil quanto o próprio relevo tibetano. Apesar isso, a ferrovia Pequim-Lhasa figura na Seção Check-in desta semana, pois indubitavelmente é uma das atrações turísticas mais incríveis do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário