quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Retrato Em Branco & Preto: Como Esquecer a Revista Fiesta?


Num tempo em que a mão pesada da censura se impunha sobre os meios de comunicação e o erotismo se limitava quase à imaginação, o então jovem jornalista Amaury Jr. tomou a inciativa de editar uma publicação voltada para o público masculino, mas que tivesse conteúdo e informação suficientes para não passar despercebida pelo público feminino: era criada então a Revista Fiesta!
Lançada em meados da década de 1970 e publicada até os anos 1990, Fiesta não se limitava a expôr a nudez de conhecidas (ou não) beldades de cada época, possuindo também um conteúdo abrangente e diversificado que incluía entrevistas, novidades no mundo do cinema ou mesmo os perigos das doenças venéreas. Uma de suas seções mais interessantes era, sem dúvida, o Fórum de leitores, que enviavam suas experiências sexuais (será?) para que fossem publicadas na revista – um verdadeiro paraíso para os apreciadores da literatura voyeur. As edições de Carnaval eram as mais cobiçadas e suas capas não faziam cerimônia em exibir os verdadeiros bacanais que rolavam nos bailes e inferninhos – com fotos e imagens escondidas por um plástico preto, como era comum nas bancas da época.
Proibida para menores de 18 anos – por motivos óbvios –, Fiesta não resistiu a feroz concorrência estabelecida ao longo da década de 1990, quando ocorreu uma verdadeira explosão de publicações semelhantes – muitas delas desprovidas da mesma qualidade de conteúdos e limitadas tão somente à pornografia e ao erotismo. Ficou na lembrança dos fãs e apreciadores, que atualmente contam com a internet para amenizar a saudade – é possível adquirir exemplares de Fiesta nos sites especializados em vendas, por valores que podem variar de R$10,00 a R$20,00 dependendo da raridade, da capa ou mesmo do conteúdo de cada edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário