sexta-feira, 10 de junho de 2011

Seção Cult: “Perry Rhodan”


Para os apreciadores de ficção científica, “Perry Rhodan” é sinônimo de aventuras interplanetárias, universos paralelos e viagens no tempo. Mas pode ser interessante também aos leitores que não cultivam o hábito de enveredar pelo gênero - muito pela grande variedade de temas e enredos existentes ao longo dos 50 anos em que “Perry Rhodan” foi publicado.
Lançado na Alemanha em 1961 como um periódico semanal no formato livro de bolso, “Perry Rhodan” foi criado por K. H. Scheer e Clarck Darlton, que logo passaram a dividir as futurísticas histórias do astronauta com uma equipe alternada de escritores – daí a longevidade desta série literária, que ultrapassou a marca dos 2.500 exemplares. Possui uma narrativa dividida em ciclos, cada qual explicando alguma era dentro da cronologia da série e podendo se estender de 200 a 800 números. São eles:

•Via Láctea (do nº 1 ao nº 199)
•Galáxias Alienígenas (do n º200 ao nº 399)
•Desintegração do Império (do nº 400 ao nº 699)
•Superinteligências (do nº 700 ao nº 999)
•Código Moral (do nº 1000 ao nº 1399)
•Ativadores Celulares (do nº 1400 ao nº 1599)
•O Grande Enigma Cósmico (do nº 1600 ao nº 1799)
•Thoregon (do nº 1800 ao nº 2599)
No Brasil, “Perry Rhodan” foi publicado de 1975 a 1991 pela editora Ediouro, que lançou os episódios nº 1 a nº 536. Voltou a ser produzido 10 anos depois pela SSPG a partir do nº 650, porém a editora suspendeu a publicação em janeiro de 2007 após o lançamento do volume duplo números 846/847, deixando órfãos os fans brasileiros da série. Mas é possível fazer o download dos exemplares de “Perry Rhodan”: o 4Shared (http://www.4shared.com/) é uma das melhores opções, já que o site permite ao internauta baixar vários episódios de uma só vez. Viaje pelas emoções intergalácticas de “Perry Rhodan” e tenha uma boa leitura!

2 comentários:

  1. Legal o artigo...
    Neste ano que a série PR esta completando 50 anos, está ocorrendo diversas homenagens na Alemanha (e uma grande convenção, WetCon, entre Setembro e Outubro). Um colega meu, o César da SSPG, irá lá prestigiar o evento.

    Se vc é leitor da série PR, sugiro que participe da comunidade no Orkut "Perry Rhodan Brasil", e também siga o blog do Delgado "Perry Rhodan - Projeto Traduções".

    Até mais...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Dio. Sua visita e seu comentário me honram.
    Darei uma olhada sim, com certeza. Quanto ao artigo, a pesquisa básica foi mais difícil do que pensei que seria: para minha surpresa, não há muita informação sobre a série Perry Rhodan em sites brasileiros. Tive de cavar os dados na web mundo a fora para, depois, amarrar as pontas.
    Obrigado mais uma vez e seja sempre bem-vindo ao blog.

    ResponderExcluir