quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Melhores Momentos 2009 - Seção VIRABREQUIM: Dicas Para a Conservação do Seu Carro (2ª Parte)



Publicado em 8-11-9

O Homem Do Canadá apresenta agora a última parte das dicas que podem fazer a diferença entre a durabilidade e boa conservação do seu carro ou as risadas de seus vizinhos invejosos, felizes em saber que você foi descuidado e acabou ficando a pé!
Dica nº5: Não economize atenção aos pneus. Não tente esticar a vida útil deles: isso pode encurtar a sua! Pneus tem 5 anos de validade. Quer saber quanto o pneu do seu Ford ainda vai durar? Dê uma boa olhada neles. Impressa na borracha estará a data de sua fabricação, normalmente a semana e o ano de fabricação do pneu (por exemplo, 48/06 - pneu fabricado na 48ª semana de 2006; ou 22/08 - pneu fabricado na 22ª semana de 2008). Passaram 5 anos além disso, é hora de trocar, independente de os pneus estarem - ou não - "carecas". Não esqueça que pneus sem ranhuras deixam o carro muito mais sujeito ao chamado "aquaplane" nas pistas molhadas, além de estourarem ou furarem muito mais rápido. E nunca é demais gastar com esse tipo de manutenção preventiva no carro: evita que gastemos com hospital
Dica nº6: Ainda sobre os pneus, mantenha-os calibrados de acordo com as libras recomendadas pelo manual do proprietário. O ideal é calibrá-los a cada abastecimento, principalmente se o carro passar alguns dias parado na garagem, ou uma vez ao mês – o mínimo recomendável. Pneus descalibrados significam: gasto maior de combustível, redução da vida útil do pneu e possibilidades maiores de furar algum deles.
Não esqueça de calibrar também o estepe, ao menos uma vez a cada dois meses, com 2 ou 3 libras a mais em relação aos pneus em uso. Muita gente se esquece dele e só vai lembrar quando uma emergência ocorrer e seu uso se fizer necessário.Aí, se o estepe estiver vazio, fica um pouquinho difícil...
Dica nº7: Não ignore o cocô dos passarinhos. Excrementos animais podem causar danos à pintura, como manchas ou marcas. Se estacionar sob uma árvore e perceber que seu carro foi "batizado" por um pombo ou gaivota, livre-se da caca o mais rápido possível: ao chegar em casa, passe um pano úmido e macio até que toda a "cagada" tenha saído e, depois, um pano seco. Pequenos cuidados como esse podem evitar aborrecimentos e prejuízos com pintores e lanterneiros, pois é sempre muito chato ficar sem o carro apenas para algum acerto estético que poderia ter sido evitado - e que em nada vai contribuir para um melhor funcionamento das partes fundamentais do carro.

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